Redução de Custos e Controle de Carga

Carga fracionada X carga lotação: entenda as principais diferenças

Carga fracionada X carga lotação: entenda as principais diferenças

Carga não é tudo igual! E quando falamos em tipos, temos a carga fracionada e a carga lotação, de acordo com o tipo de mercadoria e fornecedor.

Assim, chamamos de carga lotação, ou carga fechada, os carregamentos cujas mercadorias transportadas são apenas um único tipo de produto, que ocupa a capacidade máxima do veículo. Já a carga fracionada, como o próprio nome nos sugere, é aquela com diversos tipos de produto e que entrega os itens em diferentes localidades.

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre esse assunto!

Carga fracionada X carga lotação: qual a diferença?

Na introdução, explicamos brevemente a diferença entre os dois tipos. Mas para ficar mais fácil de entender, podemos contar com o seguinte exemplo.

Um caminhão transporta mercadorias e dentro dele há diferentes produtos, para diferentes clientes, podendo ser todos da mesma empresa ou de empresas diferentes.

Neste caso, estamos descrevendo uma carga fracionada. Ou seja, cada parte da carga será entregue em um destino diferente. Podendo ser um produto diferente e de diversos fornecedores. Assim, há diversas etapas na rota de entrega e a carga inteira não vai para o mesmo destino final.

Por outro lado, temos a carga lotação, que é uma carga fechada. Ou seja:

O caminhão ou outro veículo é totalmente preenchido por uma mesma carga. Nessa modalidade, há apenas um destino final, que pode ser um armazém, loja ou mesmo um cliente que irá revender esses produtos. Na maior parte dos casos trata-se do mesmo tipo de produto e da mesma empresa.

Para compreender melhor, podemos usar o seguinte exemplo: uma empresa do ramo alimentício produz pães de forma. Um único caminhão é responsável por levar todos os pães para o supermercado onde os pães serão comercializados ao cliente final.

Afinal, como escolher entre uma opção e outra?

Agora que você já conhece mais detalhes sobre os dois tipos de carga, é preciso saber quando optar por uma ou pela outra. Afinal, há diferentes demandas gerenciais, além de necessidades diversas que são atendidas por cada um dos tipos.

Entenda o que ponderar para escolher entre uma e outra:

Carga fracionada

  • Cobertura geográfica: verifique se a transportadora cobre as diferentes localizações. Afinal, em muitos casos será preciso contratar mais de uma empresa para efetuar a entrega ao destino final;
  • Confiabilidade: a carga fracionada conta com diversas operações e paradas. Por isso, o tempo de entrega pode ser maior, além de maior probabilidade de imprevistos, como danos e perdas. Portanto, é preciso se assegurar sobre a confiabilidade da transportadora ao optar por esse tipo;
  • Acompanhamento da carga: avalie se a transportadora oferece mecanismos para o controle da carga, para conferir se o objeto realmente chegou ao destino final.

Carga lotação

  • Disponibilidade de veículos: como o veículo vai lotado com um só tipo de produto e apenas de um fornecedor, é preciso verificar se há veículos de tamanhos diversos disponíveis para levar a sua carga;
  • Custo-benefício: as cargas lotadas apresentam um grande benefício que é o valor reduzido. Como não há rotas diversas e o veículo vai lotado, há boas oportunidades de conseguir um melhor preço. Contudo, o embarcador deve considerar o custo-benefício da operação ao escolher esse tipo e verificar se está de acordo com suas necessidades de transporte.


Para isso, caro leitor, conte com a
Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa, é só clicar aqui e conversar com quem é referência em solução logística descomplicada

Nós te ajudamos a escolher o melhor tipo de carga para sua empresa!

Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de blog para se manter atualizado sobre a área logística e alcançar um melhor desempenho para sua empresa!

marca-aware

“Espere o melhor. Se prepare para o pior. Capitalize o que vier.”
– Zig Ziglar

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn

Artigos Relacionados:

Como o Business Intelligence pode auxiliar a sua operação logística?

12/09/2022

Com o desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber o surgimento de ferramentas e dispositivos cada vez mais práticos e otimizados, a fim de gerar valor

Logística

10 critérios essenciais para te ajudar na seleção de fornecedores

07/01/2022

Chegou a hora de selecionar quais empresas irão compor a cadeia de parceiros do seu negócio. Veja como tornar essa ação mais fácil. Por que

Logística

Como empresas aumentaram a eficiência na comunicação com Auditoria de Documentos na logística de transporte

19/08/2022

Os profissionais logísticos sabem que a essa área compreende vários processos complexos que devem ser feitos corretamente para que a empresa consiga realizar uma boa

Logística

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯



    awarelog