Logística e Inovação

5 tendências de logística para 2023

5 tendências de logística para 2023

Os avanços tecnológicos dos últimos anos proporcionam cada vez mais controle e automatização dos processos logísticos. Mas, afinal, o que o futuro nos reserva para esse setor?

Como em qualquer outro segmento, o mercado tem evoluído muito quando falamos em tecnologia. Cada vez mais a internet e automatização fazem parte dos processos, o que inclui também o setor logístico. Além disso, graças aos principais debates do momento, a sustentabilidade também vem forte em todos os setores e em diferentes tipos de empresas e indústrias.

Hoje, separamos 5 tendências de logística para 2023. Confira!

1. Logística sustentável

Não há mais tempo e não temos um planeta reserva, pensar nas causas ambientais é urgente para todas as esferas da sociedade, o que inclui o setor logístico. Assim, essa tendência vem para repensar os processos logísticos e incluir práticas mais ecológicas em todas as etapas.

Dessa forma, em 2023 essas práticas estarão em alta, inclusive, o uso da tecnologia para reduzir os impactos ambientais. Tecnologias que permitem o uso consciente de recursos, como os combustíveis fósseis, a logística reversa e o uso de embalagens mais sustentáveis estarão em alta nos próximos anos.

Ou seja, a ideia é incluir a ecologia para reestruturar os processos logísticos, começando pelo armazenamento, até o transporte ao destino final.

2. Internet das Coisas (IoT)

A IoT permite um maior controle das máquinas industriais, especialmente pelos celulares. Em outras palavras, é o controle logístico na palma das suas mãos! O conceito permite o monitoramento de todos os processos em tempo real, o que traz mais controle e facilita a gestão logística em todas as etapas.

3. Rastreio inteligente

A Internet das Coisas proporciona uma série de avanços, e um deles é o uso de sensores empregados para um rastreio mais inteligente. Ou seja, em 2023 esses dispositivos estarão em alta para o total controle do status dos objetos. Assim, é possível rastrear desde o armazenamento até a entrega ao consumidor final.

Atualmente, a tecnologia já é utilizada, especialmente em cargas de alto valor. Contudo, a tendência é que no próximo ano ela seja utilizada em outros tipos de carga também.

4. Logística 100% automatizada

O avanço tecnológico permite que a logística seja cada vez mais automatizada. Ou seja, entre as tendências destacamos a inclusão de máquinas que conferem mais produtividade aos processos e que reduzem o trabalho manual.

Assim, softwares que registram entrada e saída de itens automaticamente estarão em alta, entre outras tecnologias que permitem a automatização.

5. Indústria 4.0

Por fim, temos esse conceito, que tem revolucionado a forma como indústrias fabricam e distribuem seus produtos. A indústria 4.0 inclui a automação de processos, armazenamento de dados em nuvem, além do uso da tecnologia para a adequação sustentável. Afinal, além de incluir a inovação, esse conceito engloba também o desenvolvimento em conjunto com a natureza.


Caro leitor, para saber como a
Aware pode ser seu parceiro logístico eficiente e como levar os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa, é só clicar aqui e conversar com quem é referência em solução logística descomplicada


Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em
nossa página de blog para se manter atualizado sobre a área logística e alcançar um melhor desempenho para sua empresa!

marca-aware

“Ganhar não é a coisa mais importante do mundo.
Mas querer ganhar é.”
– Vince Lombardi

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn

Artigos Relacionados:

A importância de fazer o monitoramento da frota

08/08/2022

Criar estratégias e usar ferramentas tem sido cada vez mais comum pelas empresas para garantir uma boa gestão logística, dando mais atenção para todo o

Logística

Como a alocação de frotas pode otimizar sua operação logística?

07/11/2022

Gestores que se responsabilizam pela correta alocação de frotas sabem que esse processo é fundamental para otimizar a operação logística dentro de empresas desse segmento.

Logística

Você sabe o que é cadeia de suprimentos?

02/12/2021

Entenda como
aA logística surgiu e se desenvolveu devido a importância da diminuição de custos nas empresas e na necessidade de atender as dores dos clientes.

Logística

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯



    awarelog