Redução de custos e Transportadora

Você sabe o que é cálculo de rota e como fazer?

Você sabe o que é cálculo de rota e como fazer?

Toda transportadora possui uma série de processos e todos eles envolvem uma diversidade de custos, desde o armazenamento, passando pelas rotas, até o item chegar ao seu destino final. Diante disso, estratégias para reduzir os custos devem fazer parte do cotidiano. Então, você sabe o que é o cálculo de rota e como fazer?

Especialmente diante dos aumentos excessivos dos valores dos combustíveis, é fundamental traçar estratégias para reduzir custos e o cálculo de rota serve exatamente para isso! Continue a leitura para saber mais detalhes, a importância e como aplicar na sua transportadora.

O que é cálculo de rota?

O cálculo de rota tem o objetivo de antecipar a quantidade de quilômetros percorridos, além de prever o tempo de viagem dos veículos. Além disso, também é possível incluir na previsão outros detalhes como o valor dos pedágios e prever possíveis atrasos causados por obras, por exemplo. Tudo isso serve para controlar melhor a rota, além de trazer mais segurança.

Afinal, se há atrasos ou desvios da rota programada, a gestão já entende que algo de errado aconteceu, como trechos interditados ou até mesmo um roubo de carga. Nestes casos, é possível tomar as providências necessárias e evitar maiores problemas.

Qual a importância de fazer o cálculo de rota?

Ter mais controle nos processos da transportadora é vantajoso por uma série de motivos. O primeiro é que se torna possível prever os gastos, sem que o orçamento da empresa seja extrapolado. Além disso, é possível evitar uma série de problemas, como desvios de rota que atrasam as entregas e desperdiçam combustível, além de evitar a ociosidade de motoristas. No geral, são observados os seguintes benefícios:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais segurança para a carga e para o motorista;
  • Melhora na experiência do cliente, já que as entregas podem se tornar mais acessíveis e rápidas.

Como fazer o cálculo de rota? Confira 3 dicas

1. Planeje antes do caminhão sair

O cálculo deve ser feito de forma antecipada, para evitar prejuízos e atrasos. Dessa forma, são traçadas as melhores rotas e a partir disso definida a quilometragem, quantidade de combustível necessária e o tempo total. Assim, a transportadora tem total controle sobre todas as etapas.

2. Analise os resultados quando o caminhão voltar

Ao retorno do caminhão, a transportadora pode analisar os resultados após o cálculo de rotas. Assim, cabe analisar se a rota foi seguida, se os gastos com combustível ficaram dentro do esperado e se o tempo de entrega foi cumprido. Com isso, é possível analisar o que deu certo e o que ainda deve ser melhorado.

3. Conte com ferramentas tecnológicas para ajudar

Chegando até aqui, você deve ter notado que fazer o cálculo de rota manualmente é um grande desafio. Mas a boa notícia é que já existem sistemas completos para a sua transportadora que ajudam a realizar o cálculo de rota com fórmulas personalizadas e permitem ainda mais controle e otimização do processo.

Por isso, caro leitor, conheça mais sobre a Aware e conte com ela como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência de solução logística descomplicada clicando aqui.

Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de blog para se manter atualizado sobre a área logística e alcançar um melhor desempenho para sua empresa!

marca-aware

“Nunca desista, pois este é
apenas o lugar e o tempo que a maré vai virar.”
– Harriet Stowe

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn

Artigos Relacionados:

StartOut Brasil | Ciclo 2022 Santigo-Chile

09/06/2022

É isso mesmo meu povo, a Aware Logistics está levando tecnologia brasileira para outros países! Participante confirmada da etapa presencial do StartOut Ciclo Santiago 2022,

Logística

Aware: TOP 5 em tecnologia no Prêmio BBM Logística com outros gigantes

11/11/2021

Empresa fundada em Campinas por profissionais de ampla atuação nos polos de inovação e formação na Unicamp, a Aware, foi selecionada pelo seu case de

Logística

Como ter gestão em tempo real da sua entrega last mile?

04/07/2022

O setor de logística e transporte tem investido cada vez mais em tecnologia para melhorar a eficiência em diversos processos ao longo dos últimos anos.

Logística

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯



    awarelog